RH iD

Ponto mobile: como registrar o ponto a distância

As mudanças no perfil do trabalho exigiram adaptações da legislação para comportar situações como o teletrabalho - afastamento temporário ou definitivo do profissional de seu local de atuação. A marcação de ponto passou por essa transformação e hoje não se restringe ao relógio instalado na entrada e na saída dos profissionais. O ponto mobile já é uma realidade, mas precisa atender a algumas regras antes de ser implementado.

Por definição, o ponto mobile é todo sistema de registro de ponto feito de maneira remota, sem a necessidade da presença física do profissional no local original de trabalho. Na prática, o profissional pode registrar entradas e saídas pelo celular ou por qualquer outro dispositivo.

Empresas de tecnologia da informação desenvolvem aplicativos próprios que funcionam como relógios de ponto mobile.O colaborador baixa esse aplicativo na loja de apps de seu sistema operacional, cadastra o usuário e a senha e pronto! Já pode começar a registrar suas jornadas.

Quais as vantagens desse sistema?

Há vários pontos positivos do registro de ponto mobile. Por se tratar de um aplicativo, o programa pode, por exemplo, emitir notificações para que o trabalhador não se esqueça de registrar seu ponto.

A principal vantagem, no entanto, é a praticidade de um modelo que contempla a especificidade de cada profissional, sobretudo aqueles que representam a empresa em vários pontos da cidade ou do país, e que não precisam comparecer à sede da firma todos os dias.

A adoção de um aplicativo de registro de ponto também costuma ter um ótimo custo-benefício. Além da adesão a um plano de gerenciamento de pontos, o empregador paga uma espécie de mensalidade por colaborador, dependendo da quantidade de funcionários.

O aplicativo pode oferecer ainda pacotes com vários serviços: o mais simples contempla apenas a gestão do ponto e a elaboração dos relatórios para o RH. Os mais complexos já efetuam todas as contas e praticamente fecham o ponto dos trabalhadores, bastando a adição dos eventos extraordinários por parte da equipe do Departamento Pessoal.

O registro de ponto mobile é permitido?

Sim. Esta modalidade está enquadrada no que o antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entendeu por métodos alternativos de controle de ponto, na edição da portaria 373/2011.

Para tanto, o aplicativo deve apenas funcionar como um instrumento para que o colaborador registre seu ponto, sem qualquer interferência da empresa.
Entradas e saídas e horas extraordinárias não podem ser preenchidas automaticamente, por exemplo.

Galeria de Imagens

Pré-requisitos de hardware

Instalação completa ou servidor

[MÍNIMO/RECOMENDADO]

  • Processador 64 Bits de 2 núcleos (dual-core) / Processador 64 Bits de 4 núcleos (quad-core) ou superior;
  • 4 GB de memória RAM /16 GB de memória RAM ou mais (depende do número de usuários);
  • Monitor com resolução de 1024 x 768 (32 bits de cor) / Monitor com resolução igual ou superior a 1152 x 864 (32 bits de cor);
  • Disco rígido convencional mecânico (HDD) ou unidade sólida (SSD) /Unidade SSD;
  • 10 GB de espaço na unidade (HD/SSD) /10% da unidade (HD/SSD) e superior a 10 GB;
  • Microsoft Windows 8 64 bits /Windows Server 2012 R2 64 bits ou superior;
  • Interface de rede 100 mbps ou superior /Rede Gigabit;

Instalação na máquina cliente (estação de trabalho)

[MÍNIMO/RECOMENDADO]

  • Processador 64 Bits de 2 núcleos (dual-core) / Processador 64 Bits de 4 núcleos (quad-core) ou superior;
  • 4 GB de memória RAM /8 GB de memória RAM ou mais;
  • Monitor com resolução de 1024 x 768 (32 bits de cor) / Monitor com resolução igual ou superior a 1152 x 864 (32 bits de cor);
  • Disco rígido convencional mecânico (HDD) ou unidade sólida (SSD) /Unidade SSD;
  • 5 GB de espaço na unidade (HD/SSD) /10% da unidade (HD/SSD) e superior a 5 GB;
  • Microsoft Windows 8 /Windows 8.1 64 bits ou mais atual;
  • Interface de rede 100 mbps ou superior /Rede Gigabit;

Indique o sistema

Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 80 caracteres
Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 90 caracteres
Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 80 caracteres
Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 90 caracteres
Campo obrigatório
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 90 caracteres
{{160 - (Indicacao.Mensagem.length)}} caractere(s) restante(s).
Campo obrigatório O campo ultrapassou o limite de 160 caracteres

Limitações de uso da versão de avaliação

A versão de avaliação deste sistema permite que você conheça todas as funcionalidades do mesmo. É possível utilizar o aplicativo com todas suas funcionalidades e caso você deseje poderá manter os dados, incluídos para teste, quando adquirir a versão completa.

A versão de avaliação tem limitações de quantidades de informações no sistema e tempo de uso, mas todas as funcionalidades podem ser acessadas. Entretanto algumas funcionalidades podem estar desabilitadas em função da configuração do tipo de empresa ou características de utilização que tiver configurada.

Na versão completa do aplicativo, as limitações do volume de dados dependerão do plano adquirido. Entre em contato com um de nossos vendedores ou representantes comerciais ou acesse nossa seção de produtos para solicitar orçamento e receber em seu e-mail preços e condições de pagamento, conforme as características que se enquadram melhor com o seu dia-a-dia.

Mesmo sendo um sistema fácil de utilizar, você poderá ter treinamento inicial ministrado em nossa matriz ou de forma virtual.

A versão completa Licenciada, permite fazer uso de rede interna e internet, atende desde profissionais liberais até grandes escritórios de contabilidade ou empresas de qualquer porte.

O contrato de manutenção lhe provê ainda: atualizações legais e técnicas dos sistemas, assistência por telefone, correio, internet, e-mail e suporte on-line (chat) ou em nossa sede.

Informações adicionais sobre a aquisição de produtos

A Data Cempro oferece diversos recursos para que você possa usufruir ao máximo do produto que adquirir. Você poderá manter seu sistema sempre atualizado com as últimas novidades que desenvolvemos, ter um atendimento qualificado do nosso suporte técnico em qualquer momento que precisar e ainda ter a garantia do completo funcionamento de seu sistema dentro das suas expectativas. Veja abaixo o funcionamento destas facilidades:

Manutenção:
Os sistemas Data Cempro são constantemente atualizados tanto a nível de Legislação quanto tecnológico. Os clientes podem atualizar os sistemas, ter treinamentos e obter suporte técnico de diversas formas, tais como: Telefone, Internet, e-mail, chat online, etc.

Treinamento:
A Data Cempro oferece treinamento inicial ministrado em nossa sede ou através de ferramenta on-line. Para treinamentos em local determinado pelo cliente, serão cobradas todas as despesas de diárias e estadias dos técnicos, além do valor das horas técnicas despendidas por estes. Caso a aquisição tenha sido feita junto a um de nossos representantes, entre em contato com o mesmo para tratar do treinamento.

Garantia:
Os sistemas da Data Cempro tem garantia completa de funcionamento dentro daquilo para os quais foram programados e que constam das características técnicas de funcionamento dos mesmos.

Entrega e acompanhamento:
Os sistemas serão baixados pela internet e a documentação será enviado por correio para o endereço indicado. Nossos técnicos farão o acompanhamento da instalação junto ao cliente.

Utilizamos cookies apenas para manter o login ativo. Não coletamos informações em cookies para nenhuma outra finalidade. Para não visualizar mais esta mensagem, clique em "Aceitar".

Enviando/recebendo dados, aguarde.